Mundo

Bebé nasce com coração fora do corpo e sobrevive contra todas as probabilidades

Com a probabilidade de sobreviver de oito para um milhão, este bebé nasceu com o coração fora do corpo, no Reino Unido, e já é considerado como um verdadeiro “milagre de Natal”.

Contra todas as hipóteses, um bebé que nasceu com o coração fora do corpo, no Reino Unido, acabou por sobreviver.

Quando era ainda um feto, Naomi Findlay, de 31 anos, foi informada de que a filha sofria de uma doença rara chamada Ectopia Cordis, sendo que com o crescimento do coração fora do corpo, o feto tinha “quase zero” hipóteses de sobreviver.

“Disseram-nos que a melhor opção que tínhamos era terminar voluntariamente a gravidez e o meu mundo inteiro desmonorou em pedaços”, conta Naomi.

Apesar das recomendações, o casal decidiu avançar com a gravidez e, com a probabilidade de sobrevivência de oito para um milhão, o bebé acabou por nascer.

De forma a garantir o sucesso do parto, Naomi foi acompanhada por uma equipa composta por 50 especialistas, entre enfermeiros e médicos, e submetida a uma operação com uma taxa de êxito consideravelmente baixa.

A bebé teve igualmente de ser submetida a três cirurgias para colocar o coração dentro do próprio corpo.

“Parece essencialmente normal”, afirmou Frances Bu’Lock, o cardiologista pediatra do Hospital Glenfield de Leicester que está a acompanhar o caso.

Em destaque

Subir