Insólito

Bebe meio litro de rum e encalha cargueiro de 130 metros

meio litro de rumSe conduzir não beba e isto também é válido para quem navega. Um oficial russo bebeu meio litro de rum antes de ir para a cabine. Momentos depois, mandava um cargueiro de 7000 toneladas contra as rochas costeiras da Escócia. O navio teve de ir para a sucata.

O oficial estaria ainda a navegar a uma velocidade oito vezes superior ao máximo permitido.

O incidente ocorreu a 18 de fevereiro, mas só agora, com a conclusão dos vários inquéritos, é que os detalhes estão a ser revelados.

O cargueiro da Lysblink Seaways tinha partido do porto de Belfast, na Escócia, transportando papel para Skogn, na Noruega.

A viagem terminou nas rochas da linha costeira de Kilchoan, na península de Ardnamurchan.

Ao leme do cargueiro vinha um oficial russo de 36 anos que, ignorando a política de tolerância zero para o álcool da empresa, teria bebido meio litro de rum.

“Estava desatento devido aos efeitos do consumo de álcool”, referiu o relatório oficial do acidente.

Os investigadores concluíram que o cargueiro, de 7000 toneladas e com 130 metros de comprimento, embateu a toda a velocidade contra as rochas, onde ficou encalhado durante quase três dias devido ao mau tempo que assolava a região.

Quando se ‘libertou’ das rochas, o navio seguiu direto para um porto, onde foi desmantelado: os danos eram tantos que o cargueiro terminou na sucata.

Em destaque

Subir