Nas Notícias

Bebé internado no hospital de Évora com suspeita de ‘legionella’

Um bebé com um mês de vida está internado no Hospital do Espírito Santo de Évora (HESE) com suspeita de estar infetado com a bactéria da ‘legionella’, divulgou hoje a unidade hospitalar.

Em comunicado enviado à agência Lusa, o HESE indicou que a criança “está internada há dois dias com um quadro de infeção respiratória ligeira” e que “os resultados laboratoriais não são conclusivos”.

O hospital não excluiu “a possibilidade de se tratar de infeção por ‘legionella'” e que já “foi reportado à autoridade de saúde como caso suspeito”, realçando estar a aguardar “resultados de análises confirmatórias”.

Segundo o comunicado do HESE, o bebé nasceu no dia 28 de fevereiro deste ano no hospital de Évora e teve alta médica no dia 03 de março, mas recorreu ao Serviço de Urgência Pediátrica no dia 27 de março, ou seja, “24 dias após alta”.

A unidade hospitalar afastou, por isso, “a hipótese de se tratar de infeção adquirida na instituição”, uma vez que este tempo “é muito superior ao período de incubação”, que é entre “dois a 10 dias”.

“A família foi devida e atempadamente informada e a criança encontra-se com o tratamento adequado”, estando a sua “situação clínica melhorada”, acrescentou.

O HESE sublinhou que “não existe nenhum outro caso suspeito”, pelo que este será “um caso esporádico”, e que “a situação não representa qualquer risco de transmissão nem para as restantes crianças em internamento, nem para os profissionais do hospital”.

A bactéria ‘legionella’ é responsável pela doença dos legionários, uma forma de pneumonia grave que se inicia habitualmente com tosse seca, febre, arrepios, dor de cabeça, dores musculares e dificuldade respiratória, podendo também surgir dor abdominal e diarreia.

A incubação da doença tem um período de cinco a seis dias depois da infeção, podendo ir até dez dias.

A infeção pode ser contraída por via aérea (respiratória), através da inalação de gotículas de água ou por aspiração de água contaminada. Apesar de grave, a infeção tem tratamento efetivo.

Em destaque

Subir