Mundo

Bebé decapitado no parto deixa pais em choque

Os pais de um bebé recém-nascido estão chocados e não querem acreditar que a sua criança morreu decapitada no momento do parto, na Argentina. “Depois vieram-me dizer que ele já estava morto, o que é mentira. Eu fiz ecografia antes e estava tudo bem, eu e o meu marido ouvimos o coração do bebé bater”, diz Reina Natalia Valazquez, a mãe.

O bebé, que tinha 22 semanas de gestação, ficou com a cabeça presa no interior da mãe e os médicos arrancaram-na.

“A médica Susan Gonzaga levou-me para a sala de partos e e começou a fazer uma pressão imensa no meu ventre e a esticar a criança, mas eu não estava com contrações fortes ainda”, começou por relatar Reina Natalia Valazquez.

E prosseguiu: “Depois veio outro médico para ajudar a tentar virar o corpo do bebé. Durante todo este processo estava com dores imensas e senti que algo não estava a ser bem feito.”

O diretor do hospital não crê na tese de negligência médica.

“O bebé estava na posição errada e o corpo saiu primeiro. Quando chegou à cabeça, houve um espasmo no cérvix que comprimiu o pescoço do menino. A obstetra chamou outro médico e fizeram manobras para tentar libertar a cabeça. Ouve um rasgão e a cabeça separou-se do corpo”, relatou José Fernandez, diretor da unidade hospitalar onde aconteceram os trabalhos de parto.

Reina Natalia Valazquez não consegue levar em diante esta ideia.

“Eu disse que me estavam a magoar e disseram-me para estar calada e abrir as pernas. Depois percebi que já tinham tirado parte do bebé, porque lhe conseguia ver as pernas. Depois disseram que me iam levar para a cirurgia, porque a cabeça do bebé estava presa. Depois anestesiaram-me”.

As autoridades da Argentina estão a investigar o caso.

Em destaque

Subir