Nas Notícias

Bebé de 4 meses morreu de complicações relacionadas com a covid-19

Uma bebé de 4 meses morreu, no Hospital da Estefânia, em Lisboa, devido a uma cardiopatia congénita agravada pela covid-19.

A informação foi avançada pela ministra da Saúde, Marta Temido, e pela diretora-geral da Saúde, Graça Freitas, durante a habitual conferência de imprensa sobre a pandemia de covid-19.

A ministra começou por referir que a bebé “tinha outras patologias associadas”, com a diretora-geral a explicar os contornos do óbito.

“Trata-se de uma menina de 4 meses de idade, em que a transmissão terá sido familiar, através dos seus conviventes. Tinha uma patologia de base muito grave, nasceu com uma cardiopatia congénita bastante grave e a situação da covid-19 levou ao agravamento desta patologia e ao aparecimento de uma consequência cardíaca que é muito descrita nacional e internacionalmente nos casos muito graves e que é uma miocardite”, explicou Graça Freitas.

A causa de morte ‘oficial’ foi “um choque sético”, mas o óbito acabou contabilizado como associado à covid-19 por ter sido registado “pela codificadora da DGS mais reputada”, que tem “formação dada pela Organização Mundial da Saúde”.

Em destaque

Subir