Nas Notícias

BE diz que já tinha alterações climáticas no discurso “quando mais ninguém o fazia”

O BE defendeu hoje que não podem continuar os “falsos consensos” sobre o combate às alterações climáticas e se deve passar “do discurso à prática”, num tema que já estava na intervenção política bloquista “quando mais ninguém o fazia”.

“Este não pode ser o tempo em que continuamos nos falsos consensos, que por se enumerar ou referenciar ou dizer muitas vezes ‘alterações climáticas’ as pessoas achem mesmo que se está a fazer alguma coisa para combater as alterações climáticas”, pediu a eurodeputada do BE Marisa Matias.

Marisa Matias discursava na abertura do Fórum Socialismo 2019, a ‘rentrée’ política do BE, tendo defendido que o combate às alterações climáticas não pode continuar a ser “letra morta” nos tratados e convenções internacionais.

“Quando mais ninguém o fazia, o Bloco de Esquerda já tinha as alterações climáticas no seu discurso e na sua intervenção política”, reivindicou, aproveitando para agradecer à antiga deputada Alda Macedo “tudo o que foi feito sobre clima e ambiente” no partido já “há muito tempo”.

Na perspetiva da dirigente bloquista, “agora que toda a gente fala de alterações climáticas, tem de haver mesmo uma passagem do discurso à prática”.

“Há toda uma nova geração que nos exige que sejamos responsáveis e que possamos garantir-lhes futuro. O BE está preparado para assumir essa responsabilidade”, garantiu.

Por isso, o BE assume as alterações climáticas como “a centralidade do seu programa eleitoral” às próximas eleições legislativas, marcadas para 06 de outubro.

“Para garantir o combate às alterações climáticas é preciso garantir o investimento na ferrovia”, enfatizou.

Segundo Marisa Matias, “não chega dizer que é preciso proteger o planeta”, uma vez que para o fazer é mesmo necessário “acabar com o plástico de uso único”.

“Não chega dizer que é preciso salvar o planeta. Para salvar o planeta precisamos de um programa de reconversão da indústria, precisamos de uma política florestal a sério, precisamos de uma política agrícola decente”, acrescentou.

O combate às alterações climáticas, na visão da dirigente do BE, “é o maior combate por mais justiça social” e, apesar de o problema ser, segundo os bloquistas, do “sistema capitalista”, a solução “é mesmo política”.

“O BE tem a política. Façam acontecer connosco”, apelou.

Antes do discurso de Marisa Matias, destaque para a leitura do texto “A Voz da Esperança”, escrito em 1999 pelo fundador do partido Miguel Portas sobre a independência de Timor, que foi lido pelo ator Pedro Lamares perante os participantes na ‘rentrée’ bloquista, que decorre até domingo na Escola Artística Soares dos Reis, no Porto.

Em destaque

Subir