Nas Notícias

BCE estuda “potencialidades e riscos” de criar criptomoeda em euros

O Banco Central Europeu (BCE) está a estudar, juntamente com outros cinco bancos centrais nacionais, as “potencialidades e os riscos” relativos à criação de uma criptomoeda em euros, anunciou hoje a presidente do organismo, Christine Lagarde.

Falando na sessão plenária do Parlamento Europeu, na cidade de francesa de Estrasburgo, sobre a política monetária do BCE, a responsável notou que este organismo “está a avaliar o potencial e as implicações dos desenvolvimentos tecnológicos para serviços de pagamento e estabilidade financeira e está a dar uma contribuição importante a essas inovações”.

Assim, “criámos um grupo de trabalho europeu em janeiro para avaliar as potencialidades e os riscos associados a diferentes modelos de moedas digitais geridas por bancos centrais e para testar como podem funcionar”, anunciou Christine Lagarde, confirmando informações avançadas pela imprensa.

“Em particular, queremos perceber se uma criptomoeda de um banco central pode cumprir os objetivos para o público, bem como corresponder às exigências do BCE”, referiu a responsável.

Christine Lagarde precisou que o BCE, “juntamente com outros cinco bancos centrais [nacionais] e com o Banco de Pagamentos Internacionais, vai trocar experiências nesta área e avaliar o uso destas criptomoedas além-fronteiras”.

Em causa está a emissão de uma moeda digital para garantir que o público em geral tem acesso ao dinheiro do banco central, mesmo que a circulação de moeda física caia.

Há um mês, a agência espanhola noticiosa Efe avançou que o BCE tinha criado uma equipa especial para explorar a possibilidade de criar uma moeda digital em euros, compartilhando o seu trabalho com as pesquisas e estudos já realizados por alguns bancos centrais do Eurosistema.

Antes, em dezembro, Christine Lagarde já tinha salientado ser sua convicção pessoal que o BCE esteja “na vanguarda”, defendendo na ocasião que este organismo europeu estudasse sistemas de pagamentos mais rápidos e mais baratos.

Presente na discussão de hoje, o vice-presidente da Comissão Europeia com a pasta económica, Valdis Dombrovskis, congratulou-se com este anúncio de Christine Lagarde, congratulando-se que “o BCE esteja a analisar a importância das moedas digitais para criar formas de pagamento mais baratas”.

Redação

Partilhar
Publicado por
Redação
Etiquetas: BCECriptomoedashome

Artigos relacionados

Euro Dreams resultados de hoje: Chave do EuroDreams de quinta-feira

Euro Dreams Resultados Portugal: A mais recente chave do EuroDreams é revelada hoje. Conheça os…

há % dias

Hipertensão arterial: combater o ‘assassino silencioso’ é mais importante do que nunca

Artigo de opinião de Denis Gabriel, Neurologista, membro da Direção da Sociedade Portuguesa do AVC.…

há % dias

Células estaminais: perspetivas terapêuticas promissoras nas doenças inflamatórias

View Post Artigo de opinião da dra. Andreia Gomes, diretora-técnica e de Investigação e Desenvolvimento…

há % dias

16 de maio, Junko Tabei torna-se na primeira mulher a chegar ao topo do Everest

A alpinista japonesa Junko Tabei, que nasceu em Fukushima, a 23 de maio de 1939,…

há % dias

Mover-se (bem) pela saúde do aparelho locomotor

Enveredar pela jornada de perda de peso, quando o objetivo é combater quadros de excesso…

há % dias

Números do Euromilhões: Chave de terça-feira, 14 de maio de 2024

Conheça os resultados do sorteio do Euromilhões. Veja os números do Euromilhões de 14 de…

há % dias