Economia

BBVA cobra mais de 100 euros pela manutenção da conta bancária

O Banco de Portugal lançou uma ferramenta que permite comparar as comissões e uma instituição destacou-se de imediato das demais. Pela ‘manutenção’ de uma conta bancária, o Banco Bilbao Vizcaya Argentaria (BBVA) pode cobrar 109,20 euros.

As comissões bancárias têm sido uma das principais fontes de financiamento dos bancos. Segundo a DECO, os clientes pagam mais de cinco milhões de euros por dia.

E numa comissão que a associação do consumidor alega não existir qualquer fundamentação, a da ‘manutenção’ da conta bancária, o grande campeão é, de longe, o BBVA.

Se há um banco (CTT) que não tem comissão de manutenção, o BBVA chega a cobrar até 109,20 euros, de acordo com o comparador agora disponibilizado pelo regulador bancário.

Pode conferir através do comparador “por serviço”, escolhendo o produto “contas”, o serviço “manutenção da conta base” e a periodicidade “anual”.

Refira-se que há outros bancos que não cobram comissão de manutenção, mas que neste comparador surgem com a referência “serviço indisponível”.

O BBVA lidera com uma grande vantagem: o segundo nesta lista, o BPI, cobra até ao máximo de 78 euros só para manter a conta bancária aberta.

De acordo com a DECO, a comissão de manutenção da conta é o melhor exemplo dos “abusos” cometidos pelos bancos, uma vez que não prestam qualquer “serviço efetivo” que justifique essa comissão.

Para além do comparativo de comissões, o novo portal do cliente bancário oferece serviços como simuladores de crédito.

Em destaque

Subir