TV

BBC processada por documentário sobre jogo GTA, da Rockstar

A emissora BBC avançou com um documentário sobre um dos mais populares jogos para computado, o Grand Theft Auto. Só que a produtora do GTA avançou para tribunal por não ter sido consultada. “Infelizmente, uma ação legal foi necessária”, justificou a Rockstar Games.

Daniel Radcliffe entra no Grand Theft Auto em versão filme”. Em abril, o PT Jornal noticiava que o icónico jogo de computador iria dar origem a um documentário. Iria, mas já não vai.

A produtora do conhecido GTA, a Rockstar Games, processou a emissora britânica BBC por estar a preparar o documentário, centrado na polémica entre Sam Houser (o cofundador da Rockstar) e Jack Thompson (o advogado que se tornou famoso pela oposição ao jogo), sem sequer consultar a empresa que detém os direitos sobre a franquia.

“Enquanto os proprietários das marcas registradas são referenciados no título do filme e em sua divulgação, a Rockstar Games não teve qualquer envolvimento com este projeto”, lamentou a produtora das várias versões do GTA, num comunicado assinado pela ‘empresa mãe’, a Take-Two Interactive.

“É nossa obrigação proteger nossa propriedade intelectual e, infelizmente, neste caso, uma ação legal foi necessária”, reforçou a produtora.

Ainda segundo o mesmo comunicado, a Rockstar tentou estabelecer uma parceria com a BBC para a produção do documentário, que teria por título ‘Game Changer’ (a tradução literal não corresponde ao verdadeiro sentido, que será algo como ‘mudança no jogo’), mas não foi possível chegar a acordo.

A emissora britânica, através de um porta-voz, esclareceu que a empresa “não comenta publicamente assuntos jurídicos”.

O ator Daniel Radcliffe, conhecido pelo papel de ‘Harry Potter’, iria interpretar Sam Houser no documentário, que teria uma duração estimada de 90 minutos.

Quando a BBC apresentou publicamente a iniciativa, revelou que o filme seria “concebido para uma audiência adulta”, uma vez que “este drama especial de 90 minutos conta a história da controvérsia em volta do videojogo ‘Grand Theft Auto’”.

O jogo, em especial a versão ‘GTA V’, foi bastante criticado pela carga violenta ‘permitida’ à personagem. Mas há quem prefire destacar alguns casos bizarros, como o avião que cai após embater num paraquedista.

Se não acredite, veja este curto vídeo:

Em destaque

Subir