Nas Notícias

BBC: diretores de informação afastados, mas sem “nada a ver com a investigação a McAlpine”

bbc newsnightA BBC afastou os diretores de informação, Helen Boaden e Steve Mitchell, mas nega que as saídas tenham sido motivadas pelas acusações falsas contra Alistair McAlpine, no âmbito da investigação sobre o caso de pedofilia que envolveu o ex-apresentador Jimmy Savile.

A BBC, um dos mais consagrados grupos de media do mundo, tarda em recuperar do abalo de pedofilia que envolveu Jimmy Savile, um famoso apresentador do canal (falecido no ano passado). Depois do diretor-geral, George Entwistle, se ter demitido no sábado, na sequência da estação ter emitido informações falsas a envolver um antigo tesoureiro dos conservadores, Alistair McAlpine, no inquérito judicial aos abusos sexuais de jovens institucionalizados no País de Gales nas décadas de 1970 e 1980, a BCC afastou agora os principais responsáveis pela direção de informação.

A diretora de informação, Helen Boaden, e o ‘vice’, Steve Mitchell, foram convidados a sair, numa altura em que corre um inquérito interno sobre o “Newsnight”, o programa no qual foi emitida a reportagem sobre o caso de pedofilia no País de Gales. Contudo, a BCC veio a público frisar que o afastamento dos dois responsáveis não “têm nada a ver com a investigação falhada do ‘Newsnight’ a McAlpine”.

Boaden e Mitchell eram os diretores de informação na altura em que a BBC terá suspenso uma investigação, também do “Newsnight”, sobre  envolvimento de Jimmy Savile. Este é apontado como o motivo para o afastamento, mas ninguém na estação confirma oficialmente.

A BBC tem ainda de lidar com o valor “difícil de justificar”, como já comentou o gabinete do primeiro-ministro, pago a George Entwistle. O diretor-geral abandonou o cargo ao saber-se que uma das alegadas vítimas do escândalo de pedofilia no País de Gales tinha prestado informações falsas, o que levou a estação a ter de pedir desculpas públicas a Alistair McAlpine. A demissão, porém, recompensou Entwistle com uma indemnização a rondar os 560 mil euros.

Em destaque

Subir