Mundo

BBC destaca Monsanto, a “aldeia portuguesa mais invulgar”

Considerada desde 1938 como a “Aldeia Mais Portuguesa de Portugal” e, desde 1995, uma “Aldeia Histórica”, Monsato, no concelho de Idanha-a-Nova, foi agora foco de uma reportagem da BBC que, além de elogiar a região, sublinha alguns dos seus costumes.

Situada na Beira Baixa, numa colina medieval composta pelos “gigantes” penedos, alguns fundidos com casas da aldeia, Monsanto foi descortinada pela BBC, sendo considerada “museu vivo” pela estação britânica.

“Durante centenas de anos, os residentes desta aldeia adaptaram-se ao seu ambiente invulgar, ao construírem as suas casas debaixo, em cima ou entre gigantes penedos graníticos”, escreve.

A reportagem é ilustrada com imagens e vídeos, onde os cerca de 800 habitantes da aldeia ganham voz e explicam o castelo, “as ruas íngremes no centro histórico” ou os povos que habitaram a região ao longo de toda a sua história, desde os romanos, árabes ou visigodos.

Entre os costumes explorados pela BBC, a estação destaca a prática do instrumento adufe bem como a criação das bonecas marafonas, feitas à mão em várias aldeias da Beira Baixa.

“Várias senhoras mais velhas em Monsanto ainda criam e vendem as marafonas. Acredita-se que estas bonecas, que não têm rosto, são protetoras e estão associadas ao culto da fertilidade”, pode ler-se.

Veja um vídeo, onde a beleza desta terra merece o reconhecimento internacional:

https://playbuffer.com/watch_video.php?v=X8A9AHK7389U

Em destaque

Subir