Tecnologia

Baterias à prova de fogo para não repetir fracasso do Note 7

O fracasso do Note 7 ainda está muito fresco nas memórias, quer dos utilizadores, quer da sul-coreana Samsung. Às portas de apresentar o sucessor do Galaxy S7, a Samsung debate-se com os medos de um novo fracasso com as baterias. Impensável.

Embora não seja a Samsung a ter um ideia para o melhoramento da segurança das baterias, é importante notar que há empresas com esse tema em foco e que tentam desenvolver baterias que, para além de uma boa autonomia nos garantam segurança.

Uma equipa de investigadores da Universidade de Stanford, na Califórnia, está a desenvolver um tipo de bateria resistente ao fogo, adianta a BBC. A ideia consiste em introduzir na bateria uma espécie de “extintor”, fazendo com que a mesma não exploda.

Para isso seria introduzido um separador de fibra de plástico combinado com fosfato de triphenyl, o que criaria uma retardação da combustão e mantinha os elétrodos positivo e negativo afastados.

Para que não voltassem a acontecer explosões com baterias, este sistema, sempre que a bateria atingisse uma temperatura de 150 graus, o separador de fibra de plástico derretia, libertando o fosfato e extinguindo a possibilidade de fogo em apenas 0.4 segundo, segundo os seus criadores.

Embora os problemas do Note 7 não estejam apenas relacionados com a bateria, ainda que a Samsung o negue, é bom notar que há interesse em investigar e produzir componentes mais seguros para os dispositivos que usamos diariamente.

A ideia é boa, muito boa, mas duvidamos da sua implementação no futuro próximo. Talvez num Galaxy S9 ou iPhone 8… quem sabe?

Em destaque

Subir