Tecnologia

Bateria? Problema do Note 7 pode estar na falta de espaço

Não foi confirmado pela Samsung, mas parece que o problema do Note 7 não está relacionado com as baterias, mas sim com a falta de espaço no interior dos dispositivos, principalmente no lugar destinado à bateria.

Foi a essa conclusão que chegou a Instrumental, a empresa que pegou no dispositivo e analisou detalhadamente todo o espaço para cada componente. A empresa chegou à conclusão que o espaço reservado à bateria era demasiado pequeno.

Neste caso, a Samsung poderia ter optado por adicionar uma bateria menos potente, mas isso inviabilizaria alguns dos principais recursos do dispositivo, fazendo com que o mesmo não se destacasse dos demais.

Segundo a Instrumental, o espaço que albergava a bateria tinha uma folga de dilatação inferior a 0.5mm – o recomendado pelos engenheiros – fazendo com que as baterias inchassem e, por falta de espaço, acabassem por rebentar.

Aliás, há informações de que a própria Samsung teria blindado as baterias para que as mesmas não “inchassem”, sabendo ela própria dessa falta de espaço.

Esta informação não é oficializada pela Samsung, que sempre apostou na tese de que os problemas seriam da própria Samsung. No entanto, alguns dos equipamentos que passaram pelo recall tiveram o mesmo problema, portanto… O problema não reside nas baterias.

A mesma fonte realça que a Samsung fez o que tinha de ser feito: recolher os equipamentos, salientando que, se não o tivesse feito iria ter mais problemas no futuro, uma vez que a dilatação natural das baterias – por via dos ciclos de carga/descarga – iria fazer com que mais equipamentos rebentassem e/ou outros componentes se danificassem.

Em baixo podemos ver a explicação (em fotografia) da instrumental, onde mostra que o espaço para a bateria era demasiado pequeno para o tamanho da bateria.

Em destaque

Subir