Nas Notícias

Base das Lajes: deputados do PS requerem presença do ministro Paulo Portas no Parlamento

base lajesCinco deputados do PS apresentaram um requerimento para que Paulo Portas, ministro dos Negócios Estrangeiros, preste “os devidos esclarecimentos” em Assembleia da República sobre a decisão dos EUA em “reduzirem drasticamente os efetivos na Base das Lajes”.

Paulo Portas, ministro dos Negócios Estrangeiros, tinha prometido para “breve” uma “posição nacional” sobre o anúncio de que os Estados Unidos da América pretendem reduzir o efetivo na Base das Lajes, mas o PS não quer esperar. Em requerimento apresentado no Parlamento, cinco deputados exigem que Paulo Portas se explique na Comissão dos Negócios Estrangeiros e Comunidades Portuguesas.

O documento, subscrito por Maria de Belém Roseira, Paulo Pisco, Gabriela Canavilhas, Ricardo Rodrigues e Carlos Enes, pretendem “os devidos esclarecimentos sobre as causas e consequências da decisão dos EUA reduzirem drasticamente os efetivos na Base das Lajes e das respetivas consequências para os Açores e para a Ilha Terceira”, devido ao impacto social e económico da medida.

“Esta decisão implicaria o despedimento de 300 trabalhadores portugueses e, além disso, de uma acentuada quebra no PIB da região autónoma. Tal decisão, a concretizar-se, traduzir-se-ia num revés para a política externa portuguesa, com sérias consequências económicas para os Açores e, particularmente, para a Ilha Terceira”, reforçaram.

Os deputados socialistas recordam que, já este ano, “a Administração Americana decidiu acabar com a emissão na Embaixada em Lisboa e no Consulado de Ponta Delgada de vistos para cidadãos portugueses que quisessem emigrar para os Estados Unidos, estando agora os pedidos centralizados em Paris”.

Sinais de que a relação bilateral com os EUA tem vindo a degradar-se, apesar de te sido “considerada pelos sucessivos Governos uma prioridade da política externa portuguesa”, estando descrita “nas Grandes Opções do Plano para 2012 e para 2013 como ‘privilegiada’”.

Em destaque

Subir