Insólito

Barsik, o gato que é candidato a uma autarquia local

Fartos da corrupção na autarquia local, os moradores da cidade de Barnaul, na Sibéria, querem uma representação política diferente: um gato. Uma campanha de crowdfunding avançou, para criar um outdoor e o primeiro vídeo de campanha.

A cidade siberiana de Barnaul tem sido abalada por uma série de escândalos de corrupção.

E os moradores estão desiludidos com a classe política, pelo que encontraram uma forma original para manifestar o seu desagrado: uma candidatura felina. Exatamente. Querem o gato Barsik a presidente da câmara municipal.

A iniciativa de caráter simbólico depressa ganhou adeptos e foi já lançada uma campanha. O primeiro objetivo foi angariar fundos, através de crowdfunding, para para colocar um outdoor mesmo no centro da cidade. Depois, os promotores desta campanha fizeram um vídeo.

O slogan já foi escolhido: “Só os ratos não votam em Barsik”.

O curioso é que as primeiras sondagens feitas numa rede social russa (a Vk, muito popular junto dos cidadãos de Barnaul) dão uma vitória esmagadora a Barsik, com 91 por cento das intenções de voto, segundo conta o The Guardian.

A brincadeira tornou-se viral, sobretudo depois da divulgação da imagem de uma sondagem, onde o gato surgia ao lado de outros candidatos à autarquia.

Os cidadãos não acreditam na classe política e pretendem, acima de tudo, encontrar uma forma de manifestar esse sentimento de desconfiança.

Barnaul – que tem cerca de 700 mil habitantes e fica situada a 3600 quilómetros de Moscovo – é um dos palcos de suspeitas de corrupção.

Este é o gato que aqueles siberianos pretendem ver na liderança da autarquia.

Em destaque

Subir