Economia

Barril de petróleo Brent cai para mínimo desde novembro de 2017

O barril de petróleo Brent continuou hoje a cair e cotou-se a 60,29 dólares cerca das 10:35 em Lisboa, o nível mais baixo desde novembro de 2017 e menos 2,4 por cento do que na abertura.

O petróleo do mar do Norte, de referência na Europa, tinha-se cotado no início da sessão a 61,78 dólares, menos 1,18 por cento do que no encerramento do dia anterior, mas depois do meio-dia de hoje cotava-se a 60,93 dólares.

Nos últimos dias, o petróleo recuou pelo medo de que uma desaceleração da economia global diminua a procura, numa altura em que os países exportadores estão a aumentar a produção.

A Organização de Países Exportadores de Petróleo (OPEP) vai avaliar na próxima reunião a possibilidade de reduzir a produção conjunta em cerca de 1,4 milhões de barris diários para evitar um excesso de oferta similar ao de 2014.

As inquietações face ao aumento da produção surgiram depois dos Estados Unidos terem isentado oito países das sanções que impedem a compra de petróleo ao Irão, tendo assim reduzido o impacto do castigo de Washington sobre Teerão.

Em destaque

Subir