Nas Notícias

Barcelos: Escola primária fechada a cadeado em protesto

A EB1 de Aborim, em Barcelos, apareceu esta quarta-eira fechada a cadeado, num protesto contra a existência de uma turma que resulta da junção entre alunos do 1.º e 3.º anos de escolaridade.

Em declarações à agência Lusa, presidente da Associação de Pais afirma que “a escola reúne todos os requisitos” para ter quatro turmas, não havendo “nada que justifique a misture na mesma sala” de alunos dos 1.º e 3.º anos de escolaridade.

“Há sete anos, a escola de Aborim passou a servir também as freguesias vizinhas de Quintiães e Aguiar, tendo-nos sido dada a garantia de que nunca haveriam turmas mistas”, acrescentou Domingos Alberto.

A escola já apareceu fechada a cadeado nesta terça-feira, dia da apresentação dos alunos, mas o cadeado acabou por ser removido pela GNR. Entretanto, o protesto repetiu-se esta quarta-feira.

Segundo o presidente da Associação de Pais, a escola contava para este ano letivo com 14 alunos para 1.º ano, quatro condicionais por causa da idade, e 16 para o 3.º ano.

Com um total de 30 alunos, seria impossível a formação de uma turma mista, uma vez que apenas são permitidas turmas com, no máximo, 26 alunos.

“A tutela sugeriu que os quatro alunos condicionais ficarem mais um ano no pré-primário ou escolhessem outras escolas. Os pais acabaram por os matricular noutras escolas e, assim, já foi possível formar uma turma mista com 26 alunos. Mas nós estamos contra e não vamos desistir do protesto até que esta situação seja revertida, ou seja, até que abram as quatro turmas”, explicou.

A Câmara de Barcelos remeteu para mais tarde uma posição sobre o assunto.

Em destaque

Subir