Desporto

Real Madrid-Barcelona: Pep Guardiola também tem antídoto para o autocarro

barcelona_5São já cinco as vitórias do melhor treinador do mundo 2011 no estádio do eterno rival Real Madrid. Cristiano Ronaldo ainda saltou fora do autocarro na primeira parte. Na segunda, o Barcelona foi outra vez um camião bem governado.

Seis jogos de Guardiola no Santigo Bernabéu e quinta vitória. O Barcelona continua imparável, e até a única equipa que se acha poder fazer frente aos catalães sucumbe ao ‘meiinho’ do 11 blaugrana. Assim como no campeonato, o Real Madrid teve a ‘oferta’ de um golo de avanço, depois veio o costume.

Dois portugueses em destaque. Pela positiva Cristiano Ronaldo. CR7 fez aquilo para que foi ‘criado’. Marcou, lutou e correu, muito, como a ‘máquina’ por que é apelidado. Ao contrário de Mourinho, que inventou bastante neste embate que era decisivo para a continuação na Taça do Rei. Não se pode no entanto crucificar o treinador português. Começa na verdade a parecer impossível arranjar forma de contrariar este Barcelona. Contudo, fica a prova que a tática do autocarro de nada vale. No 11 inicial, não faltou gente a defender. Sérgio Ramos e Ricardo Carvalho foram os centrais, com o sempre nervoso Pepe à frente. Depois mais dois, Diarra e Xavi Alonso. Contando com Altintop, que jogou a lateral direito, e Coentrão, que foi subindo algumas vezes apenas quando era possível, foram sete jogadores a defender a baliza de Casillas. Ora, apenas sobraram três para o resto, Ronaldo, Benzema e Higuain.

A tática era de puro contra-ataque e foi assim o Real conseguiu lá chegar. Aos 11 minutos, arrancada pela esquerda de CR7 que com uma ‘manobra’ à frente de Piqué consegue depois bater Pinto. Embora o remate tenha sido forte, o substituto de Valdés podia ter feito mais.

O árbitro Teixeira Vetienes apitou para o centro do relvado e o mesmo inclinou catapultando para o fundo a formação da casa, que viu jogar, apenas com alguns rasgos aqui e ali para tentar novamente mais um golpe.

Quatro minutos da segunda parte e o Barça já igualava o marcador. Canto marcado de Xavi para uma entrada de guerreiro de Puyol. E aos 77 minutos apareceu Messi, até aqui quase sempre escondido no meio de tanto defensor merengue. Passe fantástico para a esquerda, onde aparece Abidal, no limite do fora de jogo, como costume, a empurrar a bola para o 1-2.

Nova derrota para José Mourinho, que fica com tarefa difícil, para não dizer impossível, para a segunda mão, a disputar na próxima semana no Camp Nou. O Barcelona sai de Madrid a rir mais uma vez e tem caminho praticamente livre para retirar o título ao rival, que recorde-se venceu a Taça do Rei de Espanha a temporada passada.

Futebol deste, oxalá houvesse sempre. Para já, resta aguardar pela próxima semana. Quarta-feira há mais.

Em destaque

Subir