Nas Notícias

Barcelona quer limitar número de turistas que entram na cidade

Os residentes da cidade espanhola estão descontentes com o número elevado de turistas que visitam a cidade e querem reduzir as camas disponíveis.

A cidade de Barcelona, em Espanha, tem cerca de 1,6 milhões de habitantes. No entanto, mais de 32 milhões de turistas visitam a cidade anualmente.

Este número está a tornar-se um problema para os residentes, que não conseguem viver em paz com tantos turistas. Por isso, exigiram à autarquia que limite o número de camas disponíveis, pelo que a cidade deverá instituir um adiamento na construção de mais hotéis.

Amanhã, um grupo de cidadãos, organizados pela Associação de Bairros Urbanos de Barcelona, vai ocupar a La Rambla, uma avenida central que segundo os moradores simboliza o número excessivo de turistas na cidade.

Apesar de o turismo representar 12 por cento do Produto Interno Bruto da cidade catalã, o custo das casas tem aumentado significativamente e o valor dos salários no sector têm diminuído. “O sector de restauração é o mais mal pago de Barcelona. As pessoas ganham metade do salário médio”, disse Marti Cusó, membro da associação de moradores ao ‘The Guardian’.

Barcelona oferece, atualmente, 75 mil camas de hotel, 50 mil camas em apartamentos turísticos e mais uns milhares de camas em alojamentos turísticos ilegais. No entanto, há uma série de projetos hoteleiros que já estão aprovados e que não deverão ser afetados pela moratória.

A indústria hoteleira não concorda com esta medida.

“O foco do plano está errado. Dos 32 milhões de turistas que visitaram Barcelona no ano passado, apenas oito milhões ficaram em hotéis. Mais de 23 milhões visitam a cidade apenas durante um dia e gastam pouco dinheiro. Não estão a regular o turismo, estão a regular onde as pessoas dormem”, disse Manel Casals, diretor da associação hoteleira de Barcelona.

Em destaque

Subir