Tecnologia

Barbatanas de tubarão, ameaçadas pelo ‘finning’, são protegidas pelo Parlamento Europeu

tubarao finningAs barbatanas de tubarão não podem ser cortadas no mar regido por legislação comunitária. Por uma maioria expressiva, o Parlamento Europeu corrigiu a lei e proíbe o ‘finning’, prática de separação das barbatanas e devolução do corpo mutilado ao mar.

O Parlamento Europeu decidiu: com 566 a favor e 47 contra, o ‘finning’ passa a ser proibido, protegendo os tubarões no mar comunitário. A prática de ‘finning’ consiste em cortar as barbatanas logo após a captura do animal, devolvendo o corpo mutilado ao mar, onde morre por afogamento (sem barbanatas não pode movimentar-se).

Até ontem, a legislação comunitária obrigava a que os tubarões capturados (exceto se de espécies protegidas) fossem descarregados nos portos, mas era omissa quanto às barbatanas. Por recomendação da Comissão Europeia, o Parlamento aprovou uma ‘emenda’ legal, proibindo o corte das barbatanas.

“A votação do Parlamento Europeu representa a maior conquista alcançada pelo esforço global em se acabar com o ‘finning’, a prática de desperdício dos tubarões”, elogiou Sandrine Polti, conselheira da União Europeia e ativista da Shark Alliance, uma associação internacional para a conservação dos tubarões.

Em destaque

Subir