Mundo

Barack Obama é a personalidade política mais citada em notícias online

Barack Obama foi o nome mais citado nos meios de comunicação online, em 2015. Angela Merkel e David Cameron completam o top-três.

Presidente norte-americano registou mais de quatro milhões de referências em artigos noticiosos online.

Partindo da lista das dez figuras mais poderosas do mundo, divulgada anualmente pela revista Forbes, a Cision apurou que Barack Obama, Presidente dos EUA, foi o nome mais citado nos meios de comunicação online de todo o mundo, desde o dia 1 de janeiro de 2015.

Apesar de Vladimir Putin ser considerado a figura mais poderosa, ocupando o primeiro lugar na lista de Forbes deste ano, a Cision concluiu que Obama é mais bem-sucedido do que o seu homólogo russo, no que respeita ao mediatismo.

O líder norte-americano, que surge na lista como a terceira figura mais poderosa do mundo, registou mais de quatro milhões de referências em artigos noticiosos online (4.049.332), contra quase 888 mil de Putin (887.859).

Angela Merkel, considerada pela Forbes como a segunda personalidade mais poderosa do mundo é, igualmente, segundo esta análise, a segunda figura mais mediática entre as personalidades mais poderosas, registando 1.586.247 conteúdos noticiosos, nos meios de informação online globais.

David Cameron, primeiro-ministro britânico, é a terceira personalidade com maior presença registada nos media online mundiais, com 1.114.446 notícias.

O Papa Francisco, líder da Igreja Católica, aparece na quarta posição desta tabela mediática com 1.096.420 menções em notícias, sendo a quinta posição ocupada por Vladimir Putin, Presidente da Rússia e, segundo a Forbes, a figura mais poderosa do planeta. A Cision registou 887.859 referências ao presidente russo, em artigos noticiosos nos media online.

François Hollande, Presidente da França, está fora desta lista, mas o mediatismo dos últimos dias, em resultado dos atentados em Paris, poderão alterar esta realidade, à data de hoje.

Narendra Modi, primeiro-ministro da Índia, é a sexta personalidade mais mediática entre os mais poderosos, sendo a sétima e oitava posições desta tabela ocupadas pelo Presidente da República Popular da China, Xi Jinping, e por Janet Yellen, Presidente da Reserva Federal dos EUA.

Bill Gates, fundador da Microsoft, e Larry Page, CEO da Google, ocupam a nona e a 10.ª posições.

O período temporal sobre o qual incidiu este estudo foi o período decorrido entre os dias 1 de Janeiro de e 16 de novembro de 2015. Foram encontrados 10.426.596 conteúdos noticiosos relativos às dez personalidades analisadas, num total de 638 milhões de artigos pesquisados.

A informação foi recolhida pelo sistema de monitorização global da Cision, que analisa diariamente mais de 85 mil sites de informação online em todo o mundo.

Em destaque

Subir