Mundo

Banqueiro perdeu casa e emprego depois de tirar dinheiro aos ricos e dar aos pobres

Gilberto Baschiera, um banqueiro italiano, foi condenado a dois anos de prisão com pena suspensa depois de ter transferido um milhão de euros de contas correntes de clientes ricos por clientes em dificuldades financeiras. Não vai passar nenhum dia na prisão por não ter beneficiado de dinheiro nenhum.

Gilberto, de 50 anos, trabalhava como gerente bancário na vila de Forni de Sopra, nos Alpes Dolomitas.

Os crimes tiveram início em 2009, quando um homem se dirigiu ao escritório para pedir um pequeno empréstimo. Sem condições para este lhe ser concedido, Gilberto retirou algum dinheiro de um cliente rico e colocou-o na conta do homem.

A notícia rapidamente se espalhou pela pequena vila, com várias pessoas a recorrem ao bancária para situações semelhantes.

Segundo o Guardian, a defesa do homem que se tornou conhecido como o ‘Robin Hood dos Alpes’ admitiu que esteve havia criado uma “espécie de sistema obscuro de financiamento”, mas sublinhou que nunca retirou dinheiro para uso próprio.

Gilberto Baschiera confiava que os empréstimos seriam pagos, o que não aconteceu. Perdeu a casa, confiscada pela polícia, e o emprego.

“Só queria ajudar as pessoas que não conseguiam empréstimos… Eu ia devolver todo aquele dinheiro. Sempre imaginei que a nossa função, além de proteger quem poupa, é ajudar quem precisa”, referiu Gilberto ao Corriere Della Sera.

Em destaque

Subir