Categorias: Nas NotíciasPaís

Bandeiras da sede do PS a meia haste em solidariedade com vítimas de violência doméstica

O PS vai colocar a meia haste as bandeiras da sua sede nacional, no Largo do Rato, associando-se desta forma ao luto nacional declarado pelo Governo pelas vítimas de violência doméstica, que se assinala na quinta-feira.

“O Partido Socialista associa-se ao dia de luto nacional declarado pelo Governo para amanhã [quinta-feira], dia 07 de março, colocando as bandeiras a meia haste na sua sede nacional, apelando a que o mesmo seja feito nas sedes do partido em todo o país”, lê-se numa nota divulgada hoje pelo partido.

Para o PS, a violência doméstica “é uma causa que constitui um desígnio nacional”, que deve mobilizar todos e, por isso, o partido associa-se “sem reservas, com todo o seu empenho, apelando a todos os socialistas que participem e se envolvam em todas as movimentações sociais em torno deste tema”.

“O Partido Socialista associa-se a todo o tipo de ações que procuram congregar a sociedade portuguesa na defesa intransigente da integridade e dignidade das mulheres”, sustenta o comunicado, que refere que a “violência doméstica e, em geral, a violência contra as mulheres exige de cidadãos e organizações das mais diversas naturezas um empenho total e um compromisso com vista a assegurar uma melhoria das respostas para o combate, a prevenção e a punição a este flagelo”.

Este é um problema que interpela a sociedade “e que constitui uma realidade inaceitável, que urge combater sem qualquer tipo de contemplação”, lê-se no comunicado, que acrescenta que “é preciso parar com esta barbárie”.

Assim, o PS apela “à participação dos socialistas nas demonstrações e manifestações de repúdio à violência doméstica e de género que estão a ser organizadas para os próximos dias em todo o país, mostrando a nossa determinação no combate a uma situação que não pode deixar de nos envergonhar enquanto sociedade”.

“Como socialistas e como portugueses, não nos resignamos”, remata a nota.

Na passada sexta-feira, o Presidente da República promulgou o decreto do Governo que institui um dia de luto nacional, a 07 de março, pelas vítimas de violência doméstica convencido de que, mais do que “mero ato simbólico”, significa “maior mobilização nacional” contra “este flagelo”.

Lusa

Partilhar
Publicado por
Lusa

Artigos relacionados

Números do Euromilhões: Chave de terça-feira, 7 de maio de 2024

Conheça os resultados do sorteio do Euromilhões. Veja os números do Euromilhões de 7 de…

há % dias

Células estaminais promissoras no tratamento do Lúpus

O Lúpus Eritematoso Sistémico (LES) é uma doença autoimune em que o sistema imune ataca…

há % dias

Euro Dreams resultados: Chave do EuroDreams de segunda-feira

Euro Dreams Resultados Portugal: A mais recente chave do EuroDreams é revelada hoje. Conheça os…

há % dias

7 de maio, a Alemanha nazi rende-se na II Guerra Mundial

Sete de maio de 1945 assinala o princípio do fim da II Guerra Mundial, com a…

há % dias

Milhão: Onde saiu? Veja onde saiu o Milhão esta sexta-feira

Milhão: onde saiu hoje? Saiba tudo sobre o último código do Milhão de sexta-feira e…

há % dias

Asma, uma doença que merece todo o nosso respeito!

Artigo de opinião da Dra. Cláudia Ferrão – Núcleo de Estudos de Doenças Respiratórias da…

há % dias