Nas Notícias

Bandeira invertida no 5 de Outubro: António Costa envia pedido de desculpa formal a Cavaco Silva

antonio costaAntónio Costa, presidente da Câmara Municipal de Lisboa, enviou uma carta com um pedido de desculpa formal ao Presidente da República, Cavaco Silva, pelo erro de colocação da bandeira nacional, na cerimónia do 5 de Outubro, ontem, em Lisboa. “Quero, em nome pessoal e do município de Lisboa, apresentar desculpas pelo muito desagradável incidente, ocorrido no içar da bandeira nacional”, escreve o edil.

António Costa, presidente da Câmara Municipal de Lisboa, enviou uma missiva ao chefe de Estado, onde pede desculpa, “em nome pessoal”, pelo “desagradável incidente” que ocorreu ontem, nas celebrações do 5 de Outubro, na capital.

Em causa está o içar da bandeira nacional, na varanda dos Paços do Concelho, em que a bandeira de Portugal surge invertida. António Costa chama a si a responsabilidade do sucedido, que justifica com um “lapso involuntário” da pessoa que teve a seu cargo a tarefa de embainhar a bandeira.

Na carta, divulgada pela agência Lusa, pode ler-se: “Quero, em nome pessoal e do município de Lisboa, apresentar desculpas pelo muito desagradável incidente, ocorrido no içar da bandeira nacional”. A carta foi enviada ao Presidente da República neste sábado.

Em nome da Câmara Municipal de Lisboa, a quem coube a tarefa de preparar a bandeira nacional para a cerimónia, António Costa salienta que o erro foi notado de forma imediata. No entanto, não foi possível interromper a cerimónia.

“Cumpre-me assumir todas as responsabilidades pelo ocorrido”, escreve o presidente da Câmara Municipal de Lisboa, que lamento profundamente o “incómodo causado” ao chefe de Estado. António Costa salienta que Cavaco Silva é “totalmente alheio ao erro cometido”.

Na mesma carta, o líder do município lisboeta mostra-se totalmente disponível para “reparar a situação” e escreve também que não tem qualquer problema em que a carta seja publicada nos órgãos de comunicação social. Foi o que sucedeu.

A bandeira nacional ao contrário nas cerimónias do 5 de Outubro, data em que se assinala a Implantação da República, gerou um fenómeno de chacota na Internet. Através das redes sociais, os portugueses associaram a bandeira invertida com a situação complicada que o país atravessa. “Portugal ao contrário” foi o mote para diversas reações de humor.

Em destaque

Subir