Economia

Banco Espírito Santo proibido de vender produtos de poupança nos EUA

besO Banco Espírito Santo foi multado e proibido de vender produtos de poupança nos EUA, por não dispor de licença. O BES entretanto já reagiu, garantindo que “não se trata de nenhuma situação fraudulenta”.

A Reserva Federal norte-americana multou o BES pela venda de ‘soluções de poupança’ em 732 mil euros, as quais não estavam licenciadas em território americano.

Os produtos estavam em vigor até ao dia 15 de setembro deste ano, mas o banco viu-se obrigado a retirá-los de circulação.

Segundo a agência Lusa, fonte do BES declarou que “o banco voluntariamente foi ter com as autoridades para explicar uma situação que detetou internamente”, frisando “não se trata de nenhuma situação fraudulenta”.

O BES vai então deixar de comercializar este produtos os quais são tradicionais e  legais na Europa, mas proibidos nos EUA e só permitidos por bancos nacionais.

Esta já não é a primeira vez que o BES vê-se obrigado a pagar uma coima aos norte-americanos, depois de ano passado, a Comissão do Mercado de Valores (SEC) ter aplicado uma sanção de pouco mais de cinco milhões de euros, pela venda ilegal de valores a 3800 investidores entre os anos de 2004 e 2009.

 

Em destaque

Subir