Economia

Banco de Portugal regista média de 114 mil contratos de crédito por mês

bancodeportugal1O Banco de Portugal divulgou hoje a ‘Síntese Intercalar de Atividades de Supervisão Comportamental’, relativa ao primeiro semestre de 2011. Nesse documento, revela que foram efetuados 683 737 novos contratos de crédito, a uma média de “cerca de 114 mil por mês”.

Segundo a ‘Síntese Intercalar de Atividades de Supervisão Comportamental’, relativa ao primeiro semestre de 2011, nos primeiros seis meses do ano, o Banco de Portugal recebeu informação de “55 instituições de crédito, relativa a 683 737 novos contratos de crédito aos consumidores”, a uma média de “114 mil contratos por mês”.

Desses, o Banco de Portugal identificou “209 contratos de sete instituições” que “indiciavam eventuais desconformidades com as normas aplicáveis em matéria de crédito aos consumidores”. Nesse sentido, “solicitou informação complementar sobre esses contratos às respetivas instituições”.

No que diz respeito às campanhas para empréstimos, foram analisadas 2667, de 56 instituições, numa “média de 446 campanhas por mês”. O Banco de Portugal “emitiu 61 determinações específicas”, de 37 instituições de crédito, por “dissimulação ou omissão” de dados. Exigiu a alteração de 59 campanhas e a suspensão de duas.

“Incumprimentos detetados com maior frequência foram a dissimulação ou omissão de informação necessária para avaliar as características dos produtos e a não indicação da TAEG com destaque similar ao das características destacadas, na publicidade a crédito aos consumidores”, revela a síntese.

Em destaque

Subir