Nas Notícias

Banco central de Angola adota medidas de saneamento do BANC

O Banco Nacional de Angola (BNA) avançou hoje com “medidas de saneamento” do Banco Angolano de Negócios e Comércio (BANC), dada a “indisponibilidade” dos atuais acionistas para realizar o obrigatório aumento de capital, nomeando administradores provisórios.

A decisão consta de uma informação enviada à agência Lusa, dando conta que a intervenção resulta da necessidade de “garantir a proteção dos depositantes e o cumprimento das demais responsabilidades do BANC”, mas também para “assegurar a estabilidade do sistema financeiro nacional”.

O conselho de administração do banco central angolano, em reunião extraordinária realizada hoje, ao abrigo da Lei de Bases das Instituições Financeiras, “deliberou a adoção de medidas de saneamento do BANC, que culminaram com a suspensão do órgão de administração daquele banco, bem como a nomeação de administradores provisórios”.

Trata-se da segunda vez que o BNA recorre a uma intervenção deste género, depois do saneamento aplicado em 2015 ao então Banco Espírito Santo Angola (BESA), devido ao volume de crédito malparado, que foi depois transformado em Banco Económico.

Em destaque

Subir