Economia

Banco Africano de Desenvolvimento apoia Guiné Equatorial na diversificação económica

O Banco Africano de Desenvolvimento (BAD) comprometeu-se a apoiar a diversificação económica da Guiné Equatorial na agroindústria e através de um programa de capacitação para as políticas públicas.

O compromisso, hoje divulgado, segue-se à aprovação do Documento de Estratégia Nacional (CSP, em inglês) da Guiné Equatorial para 2018-2022 pela direção do Banco, em Abidjan, capital da Costa do Marfim, na quarta-feira.

O CSP para 2018-2022 irá fornecer orientação estratégica do Banco para apoiar os esforços do Governo na diversificação da economia.

O principal foco do programa incidirá sobre o apoio à transformação agrícola para a diversificação económica e sobre a capacitação da formulação de políticas públicas e sua implementação.

Recorrendo às fraquezas identificadas na estratégia para o período entre 2013 e 2017, o BAD planeia reforçar a assistência técnica e o desenvolvimento do conhecimento através do desenvolvimento de capacidades, preparação e coordenação de projetos, que considera ser fatores-chave para o desenvolvimento do país.

Nos últimos 20 anos, o crescimento da economia da Guiné Equatorial foi impulsionado pelos seus recursos petrolíferos, que permitiram a construção de infraestruturas para transporte e serviços primários, como água, eletricidade e alojamento.

De acordo com dados do BAD, a queda do preço do petróleo afetou os investimentos públicos, no último ano representaram 17,2 por cento do Produto Interno Bruto (PIB), diminuindo face aos 24,6 por cento registados em 2013.

Para evitar ficar refém de um setor, o BAD considera que a diversificação económica é fundamental para o crescimento e estabilidade a médio e longo prazo.

Os principais setores que deverão ser alvo desta diversificação, ao longo de dez anos, são: agricultura (que deverá crescer 12 por cento), pesca industrial (com um crescimento esperado de 18 por cento), transportes marítimos (crescimento previsto de 16 por cento) e eletricidade (cujas previsões apontam para um crescimento de 15 por cento).

Para assegurar uma melhor comunicação entre o BAD e a Guiné Equatorial, e outros parceiros, será criado um gabinete de ligação em Malabo, capital do país.

O apoio do Banco vai sustentar-se no aprendido em CSP anteriores e terá ainda em conta as prioridades do Plano Nacional de Desenvolvimento Económico e Social (NESDP em inglês).

Em destaque

Subir