Economia

Bancarrota: Risco de incumprimento português desce de forma acentuada

Acordo entre Governo e troika faz reduzir os receios sobre a bancarrota e aumenta confiança sobre Portugal. O CDS (Credit Default Swap), que representa o risco de que o país não cumpra as suas obrigações, está em queda.

A dívida a nacional a cinco anos viu o seu ‘Credit Default Swap’ (CDS) baixar, sinal de que os mercados confiam mais na capacidade de Portugal reagir às dificuldades, depois de anunciado o pacote de ajuda, negociado entre o Governo e a troika.

Portugal conseguiu mesmo o melhor registo a nível mundial, no que diz respeito ao CDS, com menos 35 pontos, cifrando-se agora nos 616 pontos. Tal como Portugal, também a Grécia e a Irlanda conseguiram recuperar, descendo 20 valores neste registo.

Os juros das Obrigações do Tesouro quebraram, em Portugal, em resultado da ajuda externa. As taxas de juro a dois, cinco e 10 anos registaram quedas, pelos mesmos motivos.

A confiança que Portugal conseguiu nos mercados carece agora de disciplina, no cumprimento das metas e compromissos estabelecidos com estas negociações com a Comissão Europeia, Banco Central Europeu e Fundo Monetário Internacional.

Em destaque

Subir