Economia

Banca portuguesa prepara nova avaliação às carteiras de crédito

taxa_juroCarlos Costa, supervisor da banca nacional, pretende que seja feita uma avaliação das carteiras de crédito, prática esta que deve ser realizada duas vezes por ano. Segundo o Diário Económico, o balanço dos bancos terá início já no final deste mês.

O Banco de Portugal, em comunicado às instutuições bancárias nacionais, anunciou que estas irão ser analisadas, com base nos balanços das suas carteiras de crédito do final deste mês.

Carlos Costa pretende assim a avaliação sistemática dos bancos portugueses, procedimento que deve ser levado a cabo duas vezes por ano.

O trabalho do regulador na sua próxima análise acontecerá principalmente entre os meses de  julho e setembro. Mas, ainda assim, após esta análise sucederão novas inspeções.

A observar pelo Banco de Portugal estará a evolução dos empréstimos já analisados nas inspeções de 2011 realizadas pela troika e ainda o aparecimento de novos empréstimos e a forma como os bancos regularam as fragilidades das suas carteiras de crédito. 

Caixa Geral de Depósitos, BCP, Banco Espírito Santo, Santander, BPI, Montepio, Banif e ainda Crédito Agrícola serão as instituições que sofrerão um acompanhamento mais próximo, por parte do Banco de Portugal.

Em destaque

Subir