Nas Notícias

Balsemão pede lei que impeça Google de usar conteúdos dos jornais

google2Fim ao abuso da Google, através da utilização dos conteúdos dos jornais. Francisco Balsemão, convidou o ministro dos Assuntos Parlamentares a transmitir ao Governo a necessidade de se criar leis que impeçam o gigante da Internet de ganhar milhões à custa do trabalho de centenas de órgãos de comunicação social.

Através dos conteúdos dos jornais, a Google fatura milhões, o que revolta Francisco Balsemão, sentimento manifestado numa intervenção na conferência ‘Media do Futuro’, que a SIC e o jornal Expresso organizaram. O líder do Conselho de Administração da Impresa pretende ver o Governo a criar legislação que o impeça.

Balsemão sugere que parte das receitas arrecadadas pela Google seja usada para o pagamento dos conteúdos que alimentam os motores de busca, quer nas pesquisas, quer no portal de notícias Google News.

Esta tese que Francisco Pinto Balsemão defende já foi aplicada na Alemanha, que criou leis para impedir que a Google use livremente os conteúdos. Também Espanha, Bélgica e França estão a discutir o assunto, sendo que até ao final do ano poderão avançar com nova legislação.

Recorde-se que a Associação Nacional de Jornais (ANJ) do Brasil decidiu, há poucos dias, retirar notícias do Google News, com base nos mesmos argumentos: o encaixe de milhões por parte da Google à custa de conteúdos sobre os quais não tem qualquer direito de propriedade.

No entanto, a decisão custou aos jornais brasileiros uma perda de cinco por cento do tráfego. No entanto, a ANJ entende que “esse é o pequeno preço a pagar” na defesa dos conteúdos da imprensa brasileira. leia mais.

Em destaque

Subir