Nas Notícias

Balões de São João paralisam Aeroporto do Porto e afetam 24 voos

A festa de São João não vai chegar ao Aeroporto Francisco Sá Carneiro, mas a tradição de lançar o balão de ar quente vai interromper os voos durante mais de três de horas, na passagem de 23 para 24 de julho. As empresas de aviação não estão contra, mas criticam a “falta de planeamento”.

De acordo com informação já confirmada pela Autoridade Nacional da Aviação Civil (ANAC), o aeroporto do Porto vai estar encerrado entre as 21h45 de 23 de julho e a 01h00 do dia seguinte.

A decisão surge para evitar qualquer incidente envolvendo um balão de São João, uma vez que nas festas são largados milhares de balões de ar quente.

A medida hoje anunciada foi aprovada a 12 de junho, numa reunião que não contou com a presença de representantes das empresas de aviação que operam no Francisco Sá Carneiro.

A RENA – Associação das Companhias Aéreas em Portugal emitiu um comunicado a criticar a “falta de planeamento da ANAC”, em especial por comunicar a decisão “a meros 12 dias do evento, quando é referido na própria ata da reunião que os factos que levaram a esta decisão são conhecidos desde 2015 e 2016”.

A falta de convite aos representantes das empresas mostra, segundo a RENA, “um completo desrespeito pela operação das companhias aéreas e pelos passageiros das mesmas, fruto da falta de planeamento e atuação atempada por parte da ANAC”.

http://playbuffer.com/watch_video.php?v=5DR8339MG2NG

Em destaque

Subir