Categorias: Nas Notícias

Baleias encalhadas na Nova Zelândia em perigo de vida

Um piloto que sobrevoada Golden Bay, no sul da Nova Zelândia, avistou as 99 baleias, numa zona de águas com pouca profundeza, e lançou um alerta às autoridades locais. Já estão confirmadas 22 baleias mortas e as restantes correm risco de vida. O arrojamento de baleias é um fenómeno que se repete, normalmente entre os meses de novembro e abril, em águas neozelandesas.

Há 22 baleias mortas (número provisório) a sul da Nova Zelância e as restantes em perigo de sucumbirem, vítimas de um fenómeno que se repete. Todos os anos, com a baixa das marés, ficam presas em zonas onde a profundeza das águas as impede de se libertarem.

O grupo de 99 baleias está reduzido a pouco mais de 70, em virtude da morte confirmada de mais de duas dezenas. O Departamento de Conservação neozelandês está a proceder ao salvamento das baleias, cumprindo uma missão que iniciou em 1974.

O salvamento é feito com recurso a toalhas em cima das baleias, constantemente molhadas, de modo a que estas fiquem nesta condição até ao enchimento das marés e regresso ao alto mar. Só assim ficam a salvo.

No entanto, esta missão não será fácil, uma vez que as baleias estão cada vez mais perto da costa e em grandes dificuldades.

Os cetáceos foram encontrados por um piloto que sobrevoada as águas da ilha. O Departamento de Conservação entrou imediatamente em ação. É provável que as próximas horas tragam mais baleias mortas.

Todos os anos ocorre, normalmente, um arrojamento de baleias. Nos últimos doze meses, já é a terceira vez que se verifica uma situação semelhante. Em novembro passado, ocorreu uma situação igual, também em Golden Bay, que provocou a morte a 65 baleias.

Recentemente, 107 baleias-piloto morreram na praia de Stewart Island, também na Nova Zelândia. O Ministério de Protecção do Meio Ambiente tentou resgatá-las e fazê-las regressar ao mar, mas a missão revelou-se impossível.

Arrastadas pelas marés para as margens, as baleias-piloto ficaram presas depois de a maré baixar. Foram encontradas por turistas, que reportaram o caso ao Departamento de Conservação. Esta entidade verificou que cerca de metade do grupo estava morto e a outra metade com poucas possibilidades de sobreviver.

O Ministério de Protecção do Meio Ambiente nada pôde fazer para salvar as baleias que ainda estavam vivas, fazendo regressá-las para o mar. As baleias-piloto vivem normalmente em grupos que atingem, normalmente, meia centena. É provável que se tenham juntado dois grupos, daí se ter registado a morte de dois grupos em lapsos de tempo diferentes.

Redação

Partilhar
Publicado por
Redação

Artigos relacionados

Números do Euromilhões de hoje: Chave de sexta-feira, 3 de maio de 2024

Conheça os resultados do sorteio do Euromilhões. Veja os números do Euromilhões de 3 de…

há % dias

Portugal é o sétimo país europeu mais atrativo para investir em hotelaria

O estudo ‘2024 European Hotel Investor Intentions Survey’, levado a cabo pela CBRE, concluiu ainda…

há % dias

Euro Dreams resultados: Chave do EuroDreams de quinta-feira

Euro Dreams Resultados Portugal: A mais recente chave do EuroDreams é revelada hoje. Conheça os…

há % dias

3 de maio, nasce Maquiavel, que combate a ética cristã

Nicolau Maquiavel nasceu em Florença, Itália, a 3 de maio de 1469. Historiador, poeta, diplomata…

há % dias

2 de maio, morre Leonardo da Vinci, o maior génio da História

Leonardo da Vinci recorda-se a 2 de maio, dia da morte do maior génio da…

há % dias

Ciberataques ao setor financeiro aumentaram 53% devido ao aumento dos serviços bancários online

O relatório Threat Landscape Report, da S21sec, garante que os atacantes adaptaram as suas técnicas…

há % dias