Nas Redes

Baleia Azul perde terreno para desafio viral com gelo e sal

A acentuada perda de influência do jogo Baleia Azul não significa que os adolescentes e jovens estejam mais seguros. O risco agora é a multiplicação de desafios virais, como o que consiste em fazer queimaduras usando duas substâncias presentes em qualquer casa: sal e gelo.

Esta nova mania dos jogos sociais tem ganho especial vigor em Espanha, ao ponto da Guarda Civil ter emitido um alerta público.

A prática deste novo desafio pode provocar “danos de diferentes graus na pele, desde pequenas irritações que a deixam vermelha e inflamada até feridas estruturais e necrose”, como realçou um dermatologista, citado pelo El Español.

Neste jogo, o sal é misturado sobre a pele com gelo, o que provoca uma reação térmica que pode chegar aos 20 graus negativos.

“As primeiras consequências implicam irritação, ardor e dor”, mas rapidamente podem ocorrer “infeções que só podem ser tratadas com antibióticos”, frisou o dermatologista Pablo de la Cueva.

“Se a pele está com necrose, podem ficar com cicatrizes irreversíveis e problemas de pigmentação”, acrescentou.

As consequências são agravadas pelo efeito anestésico do gelo, que não permite a imediata perceção da queimadura.

Este novo desafio viral, para já conhecido como ‘gelo e sal’, provocou a morte de um menino de 12 anos, que durante 12 minutos aguentou a mistura dos dois componentes nas costas.

Em destaque

Subir