Nas Notícias

Balanço do Banco Alimentar: Mais de 2000 toneladas mesmo com “diversos eventos”

banco alimentar 1campanha de verãoA campanha de recolha de alimentos teve “algum decréscimo” face à do ano de 2013, o que o Banco Alimentar justifica com o “bom tempo” para a praia e a realização de “diversos eventos”. Ainda assim, a instituição recolheu mais de 2000 toneladas de alimentos.

O Banco Alimentar realizou, durante o fim de semana, a campanha de verão de recolha de alimentos. Nas cerca de 2000 superfícies comerciais que aderiram à iniciativa foram recolhidas mais de 2000 toneladas de alimentos, quantidade que ficou aquém da alcançada no ano passado.

Admitindo “algum decréscimo registado em relação à campanha homóloga do ano anterior”, a presidente da Federação Portuguesa dos Bancos Alimentares Contra a Fome, Isabel Jonet, justificou em comunicado a queda de 15 por cento com os “diversos eventos musicais e desportivos” realizados ao mesmo tempo e por ter sido “o primeiro fim-de-semana de bom tempo”.

De acordo com a mesma nota, os Bancos Alimentares Contra a Fome recolheram 2081 toneladas de géneros alimentares na campanha realizada em 1995 superfícies comerciais das zonas de Abrantes, Algarve, Aveiro, Beja, Braga, Castelo Branco, Coimbra, Cova da Beira, Évora, Leiria-Fátima, Lisboa, Oeste, Portalegre, Porto, Santarém, Setúbal, S. Miguel, Viana do Castelo, Viseu, Terceira, Madeira.

O balanço não engloba ainda os donativos efetuados no âmbito da Campanha Vale nem através da plataforma online, outras das formas que, adianta o mesmo comunicado, têm sido escolhidas pelos particulares pelo “nível de conforto” e de “facilitação da operação logística” que proporcionam.

A partir da próxima semana, os géneros alimentares recolhidos vão ser distribuídos a 2257 instituições de solidariedade social, as quais ficam encarregues de distribuir os cabazes ou refeições confecionadas a cerca de 375 mil pessoas com carências alimentares comprovadas.

Apesar de ter terminado a campanha nas superfícies comerciais aderentes, continua a ser possível ajudar esta causa, contribuindo pela internet (em www.alimentestaideia.net) ou através da campanha “Ajuda Vale”, que se realiza em várias grandes superfícies e bombas de gasolina.

Em destaque

Subir