Nas Notícias

Baixa de 1328 dias leva dentista a responder em tribunal

dentesdentistaUm dentista vai ser julgado por, alegadamente, ter ignorado “as boas práticas médicas” e provocado lesões que obrigaram uma paciente a ficar 1328 dias de baixa. O Ministério Público entende que as próteses foram mal aplicadas e provocaram “várias lesões e sofrimento prolongado”.

O Ministério Público (MP) acusa um dentista de ter provocado “várias lesões” que deixaram uma paciente de baixa por 1328 dias.

De acordo com a acusação, a cargo da Procuradoria-Geral Distrital de Lisboa, o médico “ignorou as boas práticas médicas” durante “as intervenções cirúrgicas de colocação de implantes dentários”, entre 1 de novembro e 14 de dezembro de 2009, “sem que tivesse conseguido ajustar as próteses dentárias, que se partiram e que provocaram várias lesões e sofrimento prolongado”.

Para o MP, o dentista realizou os “tratamentos sem que, previamente, tivesse realizado a necessária TAC” (tomografia axial computorizada) e um raio x panorâmico da boca da paciente, “a fim de efetuar correta e adequadamente os implantes dentários”.

“O arguido não procedeu à planificação dos locais anatómicos para implantes dentários de acordo com o guia cirúrgico e os cuidados médicos exigíveis”, continua a acusação, “tendo provocado lesões e sofrimento prolongado na paciente”.

“A correção destes tratamento apenas foi possível com assistência médica em local distinto”, acrescentaram ainda os procuradores.

A investigação foi exclusivamente realizada na 6.ª secção do Departamento de Investigação e Ação Penal de Lisboa, refere a agência Lusa.

Em destaque

Subir