Nas Notícias

Bagão Félix e Sócrates no dia das mentiras

Sócrates disse que o assunto da ajuda externa não foi abordado na reunião do Conselho de Estado. Bagão Félix reage, afirmando que o primeiro-ministro demissionário mentiu. Almeida Santos e Carlos César, também presentes na reunião, alegam que Sócrates fala verdade. Mas o social-democrata António Capucho contrapõe: Bagão não está a mentir… Esta notícia parece mentira, mas é a mais pura das verdades.

José Sócrates ou Bagão Félix. Quem está a mentir? E Almeida Santos? Fala verdade? Carlos César ou António Capucho? Um deles mente… É a mais recente polémica do cenário político português, que seria motivo para umas risadas, se Portugal não estivesse mergulhado numa crise sem fim à vista.

A novela começou ontem, com uma declaração de José Sócrates em entrevista à RTP, na qual garantiu que o pedido de ajuda externa foi tema que não constou do mais recente Conselho de Estado.

Hoje, o conselheiro Bagão Félix desmentiu o primeiro-ministro demissionário e garante que o tema do empréstimo a curto-prazo foi discutido naquela reunião. “Sócrates é surdo, ou é mentiroso”, disse.

Horas mais tarde, o presidente do PS, António Almeida Santos, igualmente membro do Conselho de Estado, condena as palavras de Bagão Félix e defende a verdade de Sócrates: “Não se falou em empréstimo intercalar nenhum”.

Logo a seguir, vem Carlos César, também socialista, reiterar as palavras de Sócrates e de Almeida Santos, garantindo que este assunto não constou da agenda daquela reunião.

Depois, é a vez de mais um conselheiro defender uma teoria contrária. O empréstimo foi discutido no encontro dos conselheiros de Estado e “Bagão está a falar a verdade”, assume o social-democrata António Capucho.

Trata-se de mais um episódio da crise política que devasta Portugal, com os dois principais partidos a ‘disparar’, já depois de uma ‘contagem de armas’ que colocou o país à mercê dos mercados.

Em destaque

Subir