Economia

Bagão Félix: “78 mil milhões de ajuda externa não chegam”

bagao_felixBagão Félix, atual conselheiro de Estado, considera que Portugal “terá de reforçar o pedido de ajuda”, uma vez que os 78 mil milhões “não são suficientes”. O antigo ministro antecipa que o incumprimento da Grécia “é mais do que provável”.

À margem de uma sessão do Clube dos Pensadores, que decorreu em Vila Nova de Gaia, Bagão Félix, colocou Portugal perante a necessidade de recorrer a um novo pedido de ajuda, considerando que os 78 mil milhões acordados “não são suficientes”.

Para o conselheiro de Estado, as necessidades de Portugal “não foram bem avaliadas”, há cerca de quatro meses, aquando das negociações de Governo, PSD e CDS com a troika.

Num olhar sobre a Grécia – cujo colapso económico pode arrastar Portugal –, Félix considera que o “incumprimento é mais do que uma probabilidade”. A acontecer, a tragédia grega irá “prejudicar Portugal”, mesmo que o “Governo português faça tudo bem feito”.

O incumprimento helénico terá efeitos sobre a banca mundial, com prejuízo para as economias mais vulneráveis, avisa Bagão Félix.

Em destaque

Subir