Cultura

BAFTA 2012: E o vencedor é… ‘O Artista’, com sete distinções, em 12 possíveis

o_artista_1O filme mudo francês foi mais uma vez o grande destaque de prémios ligados ao cinema, depois do brilharete conseguido nos Globos de Ouro 2012, onde conquistou três distinções. Este domingo, em Londres foram sete em 12 possíveis.

‘O Artista’, um filme mudo francês de Michael Hazanavicius, parece ser cada vez mais o principal candidato aos Óscares deste ano, que se realizam próximo dia 26 de fevereiro, em Los Angeles.

Depois de conquistar três Globos de Ouro (Melhor Filme Comédia/Musical, Melhor Ator Comédia/Musical e Melhor Banda Sonora) – ver mais aqui – a longa-metragem produzida pelo realizador francês arrecadou sete dos 12 prémios Bafta para que estava nomeado.

Entre as categorias ganhas, destacam-se a de ‘Melhor Filme’, ‘Melhor Realizador’, ‘Melhor Ator Principal’, Jean Dujardin, e ‘Melhor Argumento’. ‘O Artista’ venceu ainda o prémio para ‘Melhor Banda Sonora’, ‘Melhor Guarda-Roupa’ e ‘Fotografia’.

O reconhecimento como ‘Melhor Atriz Principal’ foi para Meryl Streep, em ‘A Dama de Ferro’, que repete assim a distinção dos Globos de Ouro. Octavia Spencer venceu a categoria ‘Melhor Atriz Secundária’, pelo seu papel em ‘As Serviçais’. Destaque ainda para o prémio de ‘Melhor Ator Secundário’ que foi ganho por Christopher Plummer, com 82 anos, pelo seu desempenho em ‘Beginners – Assim é o Amor’.

De referir ainda que o espanhol Pedro Almodôvar também subiu ao palco da Royal Opera House, em Londres, para receber a estatueta de ‘Melhor Filme Estrangeiro’, pelo trabalho ‘A Pele Onde Eu Vivo’.

Os BAFTA são os prémios da Academia Britânica de Cinema e Televisão e todos os anos antecedem os Óscares em apenas alguns dias. As estatuetas douradas são entregues a 26 de fevereiro, em Los Angeles (EUA). Inevitavelmente, ‘O Artista’ parte como principal favorito à conquista das categorias principais.

Em destaque

Subir