Nas Notícias

Bactéria em queijos obriga à destruição de 29 toneladas

queijoListeria monocytogenes. Esta bactéria foi a responsável pela destruição de 29 toneladas de queijo, por ordem da Direção Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV). Os queijos ‘infetados’ foram produzidos pela Cooperativa de Produtores de Idanha-a-Nova.

Em comunicado, a DGAV adiantou que a situação foi detetada em dois lotes de queijos, devidamente identificados, cujas amostras foram recolhidas a 16 de dezembro de 2015.

“Os resultados foram conhecidos a 30 de dezembro, tendo as autoridades da DGAV ordenado a retirada imediata daqueles lotes de queijos do mercado e a apreensão do restante produto proveniente dos mesmos lotes, que se encontrava ainda no estabelecimento”, adiantou o organismo, citado pela Lusa.

A ação da DGAV, realizada no âmbito do plano de inspeção de géneros alimentícios, levou à descoberta da “presença da bactéria Listeria monocytogenes” em vários queijos produzidos pela Cooperativa de Produtores de Queijo da Beira Baixa, em Idanha-a-Nova, no distrito de Castelo Branco.

“Face à gravidade da situação encontrada, a DGAV determinou, no dia 15 de janeiro, a suspensão da atividade e a retirada do mercado de todos os produtos provenientes daquele estabelecimento”, ou seja, da Cooperativa.

Todos os lotes de queijos, totalizando 29 toneladas (incluindo os produtos retirados do mercado e os que estavam em armazém), foram encaminhados para destruição.

Foi efetuada uma nova amostragem a todos os lotes de produtos armazenados na Cooperativa (52 no total), “da qual resultaram 39 amostras positivas à presença de Listeria monocytogenes”, complementou a DGAV.

Em destaque

Subir