Tecnologia

Fazer backup do iPhone antes de passar para o iOS 10.3 vai ser mesmo necessário

Na próxima atualização de software que receber no seu iPhone ou iPad, tenha a certeza de que fez a cópia de segurança recomendada. É que desta vez poderá mesmo ficar sem todos os seus dados.

A cada atualização de software, os fabricantes deixam sempre uma mensagem a alertar o utilizador para a necessidade de fazer um backup antes de proceder à atualização.

Se até agora essas mensagens eram ignoradas pela maioria dos utilizadores, na próxima versão do iOS terá de repensar isso, ou corre o risco de perder todos os seus dados.

Em causa está o facto de Apple estar a proceder a uma mudança no sistema de arquivos que suporta o iOS. Até agora, o sistema de arquivos utilizado era o HFS+, sistema que a marca de Cupertino está a alterar para trazer novas funcionalidades aos seus dispositivos.

Na próxima versão do iOS, o sistema de arquivos passará a ser o Apple File System. Este novo sistema de arquivos não é compatível com o que é utilizado atualmente, o que pode gerar erros no processo de atualização.

Em declarações ao Business Insider, um dos programadores da Apple explicou o que vai acontecer com este processo para o iOS 10.3.

“Os ficheiros vão ser convertidos de forma automática. O formato em que os ficheiros estão armazenados será diferente, mas eles devem permanecer lá na mesma, apenas com um formato diferente”.

O mesmo programador alertou para a necessidade de se fazer a cópia de segurança antes de proceder ao update.

Caso o utilizador opte por ignorar a mensagem e não proceder à cópia de segurança, é importante saber que, em caso de erro durante o processo, não conseguirá reconverter os arquivos.

Ou seja, perde todos os seus dados sem nenhuma hipótese de retorno, uma vez que o Apple File System não suporta o atual sistema de arquivos, o HFS+. Portanto, não queira correr riscos e faça cópia de segurança do seu iPhone ou iPad antes de passar para o iOS 10.3

Em destaque

Subir