Fórmula 1

Azar de Charles Leclerc dá triunfo a Lewis Hamilton no GP do Bahrain

Lewis Hamilton venceu hoje o Grande Prémio do Bahrain de Fórmula 1, mas bem pode agradecer aos problemas mecânicos sentidos por Charles Leclerc no seu Ferrari a sete voltas do final da corrida.

O monegasco, que largou da ‘pole position’, perdeu a liderança para o seu companheiro de equipa, Sebastian Vettel, no momento da partida, sendo depois ultrapassado pelos Mercedes de Hamilton e de Valtteri Bottas.

Leclerc conseguiu depois recompor-se e recuperar as posições ao britânico e ao finlandês, partindo em busca de Vettel, que alcançaria e ultrapassaria. A partir dessa altura passou a controlar a prova, antes e depois das duas paragens nas boxes para troca de pneus.

Porém, a poucas voltas do final o jovem recruta da Ferrari começou a sentir problemas no SF90H # 16, reportando uma anomalia ao nível do KERS – sistema de recuperação de energia – do monolugar, vindo a ser alcançado e ultrapassado por Lewis Hamilton, que viria a vencer a prova, diante do seu companheiro de equipa, Valtteri Bottas, que ultrapassou Charles Leclerc a três voltas do final.

O abandono do Renault de Daniel Ricciardo deixou o carro do australiano numa posição pouco ortodoxa, que obrigou a Direção de Prova a fazer entrar o ‘safety car’, pelo que a corrida terminou sob bandeiras amarelas. Este facto evitou que Leclerc visse o seu terceiro lugar ameaçado por Max Verstappen, que terminou no quarto posto.

Apesar de vencer a corrida, após o final da prova Hamilton mostrou a sua comiseração para com Charles Leclerc, que apesar do azar subiu ao pódio juntamente com os dois pilotos da Mercedes.

Foi uma prova que começou bem para a Ferrari, mas que terminou menos bem, já que também Sebastian Vettel se viria arredado da discussão do pódio depois de um incidente com Lewis Hamilton, em que o SF90H do alemão ficou sem a ‘asa’ dianteira já depois do ex-campeão do Mundo ter entrado em pião.

Vettel foi obrigado a um ‘forcing’ para ainda terminar na quinta posição. Muito pouco para quem chegou a comandar a corrida e ambicionava vencer, numa prova onde Lando Norris emergiu como o melhor dos ‘outros’, sendo o único piloto servido por motor Renault a concluir a corrida.

O desempenho do jovem britânico contrasta com a sorte dos pilotos da Renault, obrigados a abandonar a poucas voltas do fim, quase em simultâneo e na mesma altura em que Carlos Sainz Jr voltou a desistir, somando o seu segundo abandono consecutivo por problemas mecânicos do seu McLaren.

Classificação
1ª Lewis Hamilton (Mercedes)
2º Valtteri Bottas (Mercedes) + 2,980s
3º Charles Leclerc (Ferrari) + 6,131s
4º Max Verstappen (Red Bull) + 6,408s
5º Sebastian Vettel (Ferrari) + 36,068s
6º Lando Norris (McLaren) + 45,754s
7º Kimi Raikkonen (Alfa Romeo) + 47,470s
8º Pierre Gasly (Red Bull) + 58,094s
9º Alex Albon (Toro Rosso) + 1m02,697s
10º Sergio Perez (Racing Point) + 1m03,696s

Em destaque

Subir