Insólito

Avó gera a própria neta porque a filha é infértil

avo gravidaUma mulher de 58 anos decidiu ser barriga de aluguer da sua filha infértil. E assim Cathy Donnelly está grávida da própria neta, que nasce dentro de três meses.

Cathy Donnelly, avó de seis netos, decidiu gerar o sétimo, quando soube era que a filha, Shannon Fischer, era incapaz de o conceber. E assim uma avó vai gerar o neto, uma menina, que nasce dentro de três meses.

Esta prova de amor materno surgiu no dia em que Shannon Fischer descobriu que ela era incapaz de conceber o filho, devido a problemas no útero. Durante dois anos, tentou engravidar, sem sucesso.

Até que Cathy, que mora em Ontário, Canadá, se ofereceu para ‘emprestar’ a sua barriga, onde está a ser gerada a menina, no útero da própria avó.

“Senti-me muito mal por eles. Não me importei de dedicar estes nove meses por algo que vai permitir-lhes a felicidade para a vida toda”, explicou Cathy.

Esta avó – mãe durante nove meses – revela que a gravidez tem sido “um desafio”, ainda que tenha de lidar com alguns estigmas, relacionados com a gravidez em idade avançada.

Cathy Donnelly pretende que esta gravidez represente uma prova de amor. E o efeito da sua decisão foi uma maior proximidade com a filha.

Michael Murray, médico especialista de um centro de fertilidade da Califórnia Fertilidade, diz que já houve outros casos de mães que tomaram a mesma decisão. No entanto, é algo que a comunidade médica não aconselha.

“Mulheres com mais de 45 anos de idade, normalmente, não devem engravidar, já que essa condição implica riscos. As complicações mais comuns são tensão alta, diabetes gestacional e parto prematuro”, salienta. Mas esta avó de seis netos dispôs-se a correr riscos.

Em destaque

Subir