Nas Notícias

Aviso laranja, por chuva e vento forte, para Porto, Braga e Viana do Castelo

chuva v2

O outono aproxima-se e os distritos do Porto, Viana do Castelo e Braga vão estar, amanhã, sob aviso laranja. A previsão aponta para uma terça-feira com chuva forte e persistente, acompanhada por rajadas de vento entre 60 a 70 quilómetros por hora.

A previsão do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) mostra como o outono se aproxima a passos largos. Já na terça-feira, os distritos de Porto, Viana do Castelo e Braga vão estar sob aviso laranja, o segundo mais grave de uma escala de quatro, devido ao mau tempo que se avizinha.

“Amanhã vamos ter um agravamento do estado do tempo no Minho e Douro litoral. Prevê-se céu muito nublado durante a manhã com ocorrência de períodos de chuva que vai estender-se depois a partir da tarde às regiões do norte e centro e depois ao alto Alentejo”, salientou a meteorologista Maria João Frada, em declarações à Lusa.

A chuva forte vai começar por ser persistente no Minho e Douro litoral, sendo expectável que depois avance para os restantes distritos a norte do sistema Montejunto-Estrela: “No entanto, o cenário mais gravoso será no litoral a norte do cabo Mondego (Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Vila Real e Viseu). Não podemos também excluir que nestes distritos não possa haver localmente, mas com baixa probabilidade, fenómenos extremos de vento”.

A sul do sistema montanhoso Montejunto-Estrela, a chuva também poderá cair de forma contínua, mas a previsão aponta para que seja fraca ou de chuvisco.

“A partir de terça-feira vamos ter também um aumento da intensidade do vento relativamente ao dia de hoje. O vento soprará moderado a forte com rajadas da ordem dos 60 a 70 quilómetros por hora”, acrescentou Maria João Frada.

Face à previsão de mau tempo, o aviso laranja vigora entre as 7h00 de amanhã e as 9h59 de quarta-feira, nos distritos do Porto, Braga e Viana do Castelo. Na quarta-feira, o nível desce para aviso amarelo (o terceiro mais grave de uma escala de quatro), devido à previsão de rajadas de vento na ordem dos 70 a 90 quilómetros por hora, em especial no litoral e nas terras altas, e de ondas de quatro a cinco metros.

Em aviso amarelo, também para terça e quarta-feira, estão os distritos de Bragança, Viseu, Guarda, Vila Real, Setúbal, Lisboa, Leiria, Castelo Branco, Aveiro e Coimbra, onde o IPMA espera, nuns casos, chuva ou vento fortes e, noutros, agitação marítima.

O aviso laranja significa “situação meteorológica de risco moderado a elevado”, enquanto o amarelo “risco para determinadas atividades” dependentes do estado do tempo.

A meteorologista do IPMA salientou ainda que a chuva deve manter-se até quarta-feira, altura em que gradualmente vai passar a regime de aguaceiros, por vezes fortes no norte e centro, acompanhados de trovoada e granizo.

“Na quinta e sexta-feira ainda vamos ter instabilidade, mas no fim de semana vamos ter subida da temperatura com alguns distritos a atingir os 25 a 30 graus na generalidade do território”, concluiu.

Em destaque

Subir