Nas Notícias

Aviso amarelo devido ao calor deve manter-se até quarta-feira em dois distritos

calorCastelo Branco e Guarda, dois dos sete distritos que hoje estão sob aviso amarelo devido ao calor, devem manter-se no mesmo nível de proteção até quarta-feira. Braga, Évora, Portalegre e Setúbal ficarão sob aviso amarelo até amanhã à noite.

Dois dos sete distritos que hoje foram colocados, devido ao calor, sob aviso amarelo devem permanecer com esse nível de alerta até às 21h00 de quarta-feira. Em Castelo Branco e Guarda, o calor está para ficar mais um dia do que em Braga, Évora, Portalegre e Setúbal, distritos em que o alerta fica amarelo – o terceiro mais grave numa escala de quatro – até às 21h00 de amanhã.

O distrito de Bragança também está no mesmo nível de alerta, que termina às 21h00 de hoje. Já o arquipélago da Madeira ‘imita’ Castelo Branco e Guarda, estando sob alerta amarelo e mantendo-o até às 20h00 de quarta-feira.

As previsões são do Instituto de Meteorologia (IM), que apontou também para a existência de um valor “muito alto” de radiação ultravioleta (UV) em 24 de 27 regiões analisadas. Segundo o organismo, os índices devem situar-se entre oito e dez, sendo que o mais alto, “extremo”, é de 11.

Lisboa deve chegar hoje aos 34º, com Faro a aquecer até aos 31º e o Porto a registar uma máxima de 27º. O céu deve apresentar-se pouco nublado no território continental, com períodos de maior nebulosidade no litoral a norte do cabo Raso até meio da manhã. A temperatura deve subir na generalidade do território, sendo essa subida mais expressiva nas regiões a sul do sistema montanhoso Montejunto-Estrela.

O IM relembra que a radiação ultravioleta pode causar graves prejuízos para a saúde, se o nível exceder os limites de segurança, pelo que aconselha o uso de óculos de sol com filtro UV, chapéu, t-shirt, guarda-sol e protetor solar.

Em destaque

Subir