Mundo

Avião movido a energia solar faz viagem entre continentes e sem emissão de gases

solar_impulseVoo de Suíça a Marrocos do avião ‘Solar Impulse’ está em curso. O aparelho, que não usa qualquer combustível fóssil, é alimentado apenas a energia solar. Trata-se da primeira travessia intercontinental do género, com zero emissões de dióxido de carbono.

Está em curso a primeira viagem do avião ‘Solar Impulse’, que partiu da Suíça às 8h20 horas locais (mais uma hora do que em Lisboa) e aterrará em Madrid para uma escala. Da Europa com destino a África, o avião movido e energia solar vai concretizar o primeiro voo intercontinental da história da aviação.

Nenhum combustível será utilizado e este aparelho experimental abre um novo capítulo na tecnologia aérea e das energias inesgotáveis que não poluem.

O projeto que este avião simboliza está muito para além de um voo entre dois continentes, de Suíça a Marrocos. No total, serão percorridos mais de 2500 quilómetros sem qualquer combustível e sem qualquer emissão de dióxido de carbono.

O ‘Solar Impulse’ partiu com meia hora de atraso, devido à neblina matinal, que, por curiosidade, escondeu a fonte de energia solar. Feita a escala em Madrid e as revisões técnicas que o avião exige, o aparelho retomará a viagem aérea, rumo à cidade de Rabat, em Marrocos, o destino final. É previsível que parta da capital espanhola apenas na segunda-feira, em virtude das verificações técnicas do avião movido a energia solar.

O voo intercontinental do ‘Solar Impulse’ está a cargo do piloto André Borschberg (que transportou o avião até Madrid), e do piloto Bertrand Piccard (retoma o voo e transporta o aparelho até Rabat). Os pilotos são fundadores e mentores do projeto.

Em destaque

Subir