Mundo

Avião desaparecido: China encontra vestígios ‘suspeitos’ através de satélites

malaysia airlines 6malaysia airlines 600 1Através de análises por satélites, a China encontrou objetos de grandes dimensões no sul do oceano Índico. De acordo com a agência Xinhua, poderão ser vestígios do avião da Malaysia Airlines desaparecido há duas semanas.

A busca pelo avião desaparecido da Malaysia Airlines já ultrapassou as fronteiras da Terra.

Através de satélites, a China encontrou objetos de grandes dimensões no sul do oceano Índico que, pela localização e pelo tamanho, podem ser vestígios do Boeing 777-200 que desapareceu dos radares a 8 de março.

A Administração Estatal de Ciência, Tecnologia e Indústria para a Defesa Nacional, citada pela agência estatal Xinhua, salienta que os objetos ‘suspeitos’ foram encontrados a cerca de 120 quilómetros da região onde, há poucos dias, foram detetados elementos possivelmente ligados ao avião desparecido, pela Austrália.

Os satélites chineses encontraram, na terça-feira, pelo menos um objeto com 22 metros de largura por 13 de comprimento.

Esses objetos encontram-se numa das zonas definidas pelos peritos para as operações de busca.

A informação foi de imediato transmitida, pela via diplomática, às autoridades da Malásia.

“O embaixador chinês em Kuala Lumpur recebeu fotos de satélites de objetos flutuando no corredor sul. Serão enviados alguns navios para verificar”, afirmou o ministro dos Transportes malaio, Hishammuddin Hussein.

Desde o dia 8 de março, o voo MH370, que transportava 239 pessoas, deixou de ser visto pelos radares e começou desde então uma busca sem resultados, até ao momento.

O avião Boeing 777-200 da Malaysia Airlines, que tinha como destino Pequim, desapareceu cerca de 40 minutos depois de ter descolado de Kuala Lumpur.

A bordo estavam 153 chineses, 50 malaios (incluindo 12 tripulantes), sete indonésios, seis australianos, cinco indianos, quatro franceses, três norte-americanos, dois neozelandeses, dois ucranianos, dois canadianos, um russo, um holandês e um taiwanês, além de dois iranianos que embarcaram com passaportes roubados.

As operações de busca envolvem mais de 70 meios aéreos e marítimos. Depois de dias sem sinais do avião, suspeita-se de que o Boeing tenha seguido em direção a norte, algures entre Laos e o mar Cáspio, ainda que possa também ter seguido a rota até ao sul, entre a ilha de Sumatra, na Indonésia, e o sul do Índico.

Participam nestas buscas mais de 20 países, desde a Malásia à Austrália, passando pelos Estados Unidos.

Em destaque

Subir