Nas Notícias

AVC é cada vez mais um problema da população jovem, avisa neurologista

avc cerebroNa próxima segunda-feira assinala-se o Dia Mundial do Acidente Vascular Cerebral e o presidente da SPAVC, Castro Lopes, aproveita a efeméride para lançar um alerta: os AVC são um problema cada vez mais comum entre a população mais jovem. Dois portugueses que perdem a vida, por hora, vítimas de AVC.

Cada vez mais a população jovem sofre AVC, o que leva o presidente da Sociedade Portuguesa do Acidente Vascular Cerebral (SPAVC) a lançar o alerta para a necessidade de se adotarem práticas preventivas.

E uma dessas práticas pode bem ser a consciencialização para os números atuais. O neurologista Castro Lopes estima que uma em cada cinco vítimas de acidentes vasculares cerebrais sejam pessoas com menos de 55 anos. Casos de AVC na população mais jovem leva, segundo Castro Lopes, a que as autoridades de saúde estejam perante “novos desafios”.

Se é verdade que se registou em Portugal, nos últimos anos, uma quebra do número de mortes por Acidente Vascular Cerebral, não deixa de ser preocupante outro dado: há dois portugueses que perdem a vida, por hora, vítimas de AVC, o que representa a incidência mais alta da União Europeia.

Na segunda-feira assinala-se o Dia Mundial do Acidente Vascular Cerebral, que serve como ponto de reflexão para alguns números, positivos e negativos, de uma doença silenciosa, que mata sem aviso, ou que pode afetar uma pessoa aparentemente saudável.

Alguns estudos têm dado sinais de que é possível evitar os acidentes vasculares cerebrais. Uma pesquisa recente associa o hábito de comer tomate a uma redução do risco de sofrer um AVC.

Aquele fruto é rico em licopénio, antioxidante que dá cor ao tomate e que traz benefícios para a circulação sanguínea. A pesquisa durou 12 anos, acompanhou 1031 homens e revelou uma redução de riscos para cerca de metade. leia mais

Outro trabalho de investigação associa o consumo de chocolate a uma diminuição do riscos, mas apenas na população masculina.

“Enquanto outros estudos analisaram como o chocolate pode ajudar a saúde cardiovascular, este é o primeiro a descobrir que o chocolate pode ser benéfico para a redução de AVC em homens”, explicou Susanna Larsson, a coordenadora de uma pesquisa que, ao longo de dez anos, avaliou 37 103 suecos entre os 49 e os 75 anos de idade, registando dados alusivos ao consumo de vários alimentos e bebidas. leia mais

Todas estas pesquisas funcionam como indicadores importantes, mas carecem de aprofundamento científico, uma vez que diversos fatores contribuem para os AVC, que as pesquisas realizadas não podem, com rigor, observar.

No Dia Mundial do AVC, lança-se mais uma reflexão para um problema de saúde que afeta cada vez mais os jovens, em virtude de hábitos mais sedentários e alimentação menos saudável.

Em destaque

Subir