Nas Notícias

AVC e Alzheimer: Duas doenças, uma viagem

Um Acidente Vascular Cerebral pode representar uma viagem sem retorno para Alzheimer. Esta é a principal conclusão de um estudo do investigador Vladimir Hachinski, cujo trabalho foi galardoado com o Prémio da Fundação Bial.

AVC e Alzheimer são duas das doenças mais investigadas pela comunidade científica, mas nunca haviam sido abordadas de forma integrada. Vladimir Hachinski, investigador da universidade canadiana de Western Ontario, fê-lo, encontrou pontos de união e chegou mais além: um AVC pode ser o ‘embrião’ da doença de Alzheimer.

Entre conclusões científicas que podem ajudar a perceber este fenómeno, Vladimir Hachinski conseguiu determinar a realidade prática desta interação entre as duas doenças. Destaca-se uma ideia: junte-se a dois amigos e poderá concluir que um dos três sofrerá um AVC, terá Alzheimer, ou as duas doenças.

Este trabalho que desenvolveu – intitulado ‘AVC silenciosos e a traiçoeira doença de Alzheimer’ – foi distinguido pela Fundação Bial, que entregou um prémio de 200 mil euros. Hachinski esteve em Portugal para receber o prémio.

Nesta pesquisa, entre diversas outras conclusões, destaca-se a ligação entre as doenças e o facto de existirem muitos pontos em comum. Sofrer um Acidente Vascular Cerebral e padecer, mais tarde, de Alzheimer não é uma coincidência. Segundo Vladimir Hachinski, “há sinais que provam a ligação entre AVC e Alzheimer”.

O prémio foi entregue ao investigador ucraniano, numa cerimónia que decorreu em Braga, na Universidade do Minho, presidida pelo Presidente da República, Cavaco Silva.

Em destaque

Subir