Economia

Avaliação bancária sobe seis por cento para 1180 euros por metro quadrado

O valor médio de avaliação bancária, que serve como referência aos pedidos de crédito para aquisição de habitação, fixou-se em 1180 euros por metro quadrado em junho, uma subida de 6,1 por cento face ao mesmo mês de 2017.

De acordo com dados hoje divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), em causa está um aumentou 68 euros em junho no valor médio das avaliações.

Este valor representa também um aumento de 0,3 por cento relativamente a maio, ao ser superior em quatro euros.

No que toca aos apartamentos, o valor médio de avaliação aumentou seis euros em junho para 1.238 euros por metro quadrado em comparação com o mês anterior, enquanto nas moradias o valor médio subiu três euros para 1.077 euros por metro quadrado.

Ainda relativamente a maio, as maiores subidas a nível regional em junho registaram-se na Madeira (onde o acréscimo foi de 1,9 por cento) e na área metropolitana de Lisboa (1,3 por cento).

A única descida, em termos mensais, foi nos Açores (-2 por cento).

Já em termos homólogos, o valor de referência para os apartamentos subiu 6,9 por cento e o das moradias 4,1 por cento.

No âmbito regional, a taxa de variação homóloga mais elevada para o conjunto das avaliações registou-se na Madeira (8,0 por cento), enquanto a menor se verificou no Alentejo (2,6 por cento).

Em destaque

Subir